Para que serve um certificado digital?


Publicado em 11-08-2021


...

Se a sua empresa ainda trabalha com documentos físicos e/ou o seu contador ou financeiro recomendou que você adquira um certificado digital e você não entendeu os motivos, esse artigo foi feito para você. 

Por muito tempo a certificação digital era desconhecida pela imensa maioria dos empresários. “Papéis são mais seguros, a internet tem falhas de segurança” eles diziam, mas a revolução tecnologia vem para, cada vez mais, mudar essa realidade. 

 

A pandemia do Covid19 também tem seu papel nessa mudança. Encontros presenciais precisaram ser evitados ou excluídos da realidade das empresas de diferentes portes, obrigando sistemas que antes funcionavam de maneira arcaica, a serem revistos e atualizados. 

Mas será que esses fatores fazem parte do “novo normal”? Analisando o novo status do mercado, a resposta é sim. A realidade antiga dificilmente voltará a ser dominante, independente de qualquer segmento de mercado. Veja a seguir as principais funcionalidades de um certificado digital e porque é tão importante digitalizar a sua empresa! 

 

A sua identidade digital 

Dentre tantas utilidades de um certificado digital, essa é certamente a mais importante. Um certificado nada mais é que um documento de identidade virtual, que comprova a veracidade de uma assinatura ou processo burocrático, assim como sua validade jurídica. 

Como o certificado digital comprova uma identidade? 

Com uma segurança considerada praticamente inviolável, os certificados digitais utilizam a tecnologia da criptografia, mais precisamente, são duas chaves com sequências numerais que não se repetem. 

Chave privada

Essa é a primeira e mais importante chave criptográfica utilizada nos certificados digitais. Ela serve para criptografar os dados que comprovam a sua identidade e garantem que o portador do certificado é a mesma pessoa que assina um documento ou acessa um sistema público. Apenas o dono do certificado digital tem acesso à essa chave. 
Chave pública 

É dividida com quem precisa decodificar a criptografia, com a colaboração da chave privada que foi criada em conjunto com ela. 

 

Mas afinal, para que serve um certificado digital?

Para muita coisa, mas além das suas utilidades, seus benefícios são ainda mais atraentes. Você pode assinar documentos e contratos com validade jurídica, emitir notas fiscais, comprovar a sua identidade em sistemas virtuais integrados que visam a execução de atividades profissionais e ainda acessar diversos sistemas eletrônicos restritos como os da Receita Federal e INSS. 

 

Mas agora, os benefícios... 

Esses sim são de cair o queixo! Acompanha essa lista! 

Economia

Além de economizar insumos como papéis e canetas, ainda poupa qualquer tipo de deslocamento. Vias impressas > deslocamento até a empresa parceira > assinatura das partes envolvidas > autenticação em cartório. Esse ciclo vicioso termina aqui. 

A utilização dos certificados digitais economiza papel, caneta, tinta e gasolina, auxiliando na preservação do meio-ambiente. Economiza também em pessoal, automatizando processos que antes eram executados de forma manual, permitindo que a sua equipe foque no que realmente importa. E, por último, mas não menos importante, economiza tempo! Tempo de trânsito, tempo de trabalho, tempo de vida! Mais tempo para você aproveitar mais e desperdiçar menos. 

Segurança e autenticidade

A segurança utilizada na tecnologia da criptografia é uma das mais seguras e inquebráveis existentes no contexto atual. Se você precisa de segurança, validade jurídica e autenticidade nos seus documentos, você certamente precisa de um certificado digital. 

Agilidade e comodidade 

Sejamos sinceros! Quem, em sã consciência, gosta de processos burocráticos? O certificado digital também chegou para quebrar esse ciclo, desburocratizando e agilizando processos que, definitivamente, não precisam ser longos. 

 

O que falta para você ser um empreendedor do futuro? 

Digitalize sua empresa e dê um basta na burocracia.


Pesquisar
Relacionados