#MêsDasMulheres - A importância da ascensão das mulheres no universo empreendedor


Publicado em 23-03-2023


...

Se você é um(a) profissional antenado(a), já entende o básico sobre o crescimento do empreendedorismo feminino no mundo. Fruto da conquista de direitos para as mulheres, o empreendedorismo feminino cresce como um símbolo de igualdade e diversidade essencial para a evolução humana.

Mas precisamos analisar com cuidado. O fato é que essa ascensão poderia ter acontecido muito antes e ainda enfrenta grandes obstáculos. A equidade de oportunidades para homens e mulheres ainda aparece como um objetivo distante da realidade. 

 

Apesar de representar cerca de 52% da população brasileira, as mulheres ocupam apenas 13% das posições de destaque em 500 das maiores empresas no país e o empreendedorismo feminino colabora com a mudança desse cenário.

A presença de profissionais mulheres nos negócios desempenha um papel essencial e é uma ferramenta de inovação em qualquer mercado. Processos que aconteceram da mesma forma por anos, começam a ser aprimorados e modificados em detrimento de uma visão diferente e mais abrangente. 

 

Apostar em lideranças femininas renova os ares de uma empresa, além de reforçar a posição de apoio à diversidade e construção de oportunidades para pessoas por muito tempo invizibilizadas. 

 

E essa não é só uma questão social! Pesquisas apontam que empresas preocupadas com a diversidade de gênero em suas equipes aumentam a produtividade e podem crescer entre 5% e 20% nos lucros. 

Muitas mulheres no Brasil e no mundo são dependentes financeiras de seus parceiros. Essa é uma realidade dura, mas muito presente. O empreendedorismo feminino abre portas para que essas mulheres saiam de situações de dependência e, muitas vezes, violência. Mais uma razão para apoiar mulheres que decidem desbravar o universo empreendedor.

 

Segundo dados do SEBRAE, 9,3 milhões de mulheres no Brasil comandam um negócio próprio e 45% delas são chefes de família. Apesar de possuírem uma escolaridade 16% maior que a dos homens empreendedores, possuem faturamento 22% menor em suas empresas. 

As mulheres movimentam principalmente os mercados de estética, moda e alimentação, mas ainda enfrentam grandes dificuldades para ingressar nos mercados habitualmente dominados por homens. 

 

A principal diferença entre empreendedores homens e empreendedoras mulheres é a motivação da tomada de decisão de abrir uma empresa. Para os homens, a ideia de liberdade é predominante, enquanto para as mulheres, a necessidade fala mais alto. 

O fato é que o empreendedorismo feminino é o agente transformador do mercado brasileiro e mundial. Mulheres enfrentam todos os tipos de dificuldades na construção de suas carreiras que passam por violências, falta de oportunidades e a forma como a sociedade enxerga a maternidade. 

 

Acreditar, apoiar e investir no empreendedorismo feminino é uma excelente maneira de colaborar para mudar essa realidade.

 


Pesquisar
Relacionados