Gestão de crise - 5 dicas para superar adversidades empreendendo


Publicado em 24-08-2022


...

A jornada empreendedora é cheia de surpresas e adversidades. Mas será que você está preparado(a) para superá-las? A gestão de crise é fundamental para empresas de todos os portes, afinal de contas, todas  estão sujeitas a enfrentar obstáculos! Veja a seguir 5 dicas que podem facilitar bastante esse processo.

 

1 - Diagnóstico

É muito mais complicado resolver um problema, quando não entendemos suas causas. Daí a importância do diagnóstico. Quando falamos em gestão de crise, o primeiro passo deve sempre ser a busca de uma compreensão completa do problema e qual é o real tamanho dele.

Quais áreas da sua empresa estão sendo afetadas? Qual é a raiz do problema? Ela pode ser suavizada ou eliminada? Essas são algumas das perguntas mais importantes a serem feitas nesse primeiro momento.

Muitas vezes, acreditamos que uma crise mais perigosa do que realmente é, em outras, ela pode ser realmente grave e precisar de mais atenção.

Outro ponto indispensável do diagnóstico, é o entendimento sobre os danos que podem ser causados pela crise, no caso de ela não ser rapidamente solucionada. Dessa forma, ficam mais claras as formas de blindar o seu negócio.

 

2 - Planejamento

Agora que você já identificou o problema e as suas causas, é hora de encontrar possíveis soluções e planejar como elas serão executadas.

O planejamento precisa ser bem estruturado e abranger todas as áreas da empresa, assim como suas respectivas colaborações para a solução. Como o financeiro pode ajudar? Quanto podemos investir? Como deve ser a comunicação da empresa durante o processo?

A consistência é a chave para o seu plano de ação. Analise todas as possibilidades e cenários possíveis!

 

3 - Priorize a comunicação

Dependendo do teor do problema que a sua empresa está enfrentando, a comunicação pode ser bastante desafiadora no processo de resolução.

Não só a comunicação com clientes e parceiros, que deve ser estruturada com estratégia e diplomacia, mas também  a comunicação interna. É essencial que a sua equipe entenda o que está acontecendo e como cada um pode colaborar em prol da superação.

 

4 - Mensure resultados

Por mais completo que o planejamento seja, não há como garantir que as coisas vão sair exatamente como o planejado. Mensurar resultados e entender o que de fato funciona é a melhor maneira de garantir que você não está investindo dinheiro e a força de trabalho da sua equipe sem ter retorno.

O registro de todos os progressos conquistados, assim como o detalhamento e contextualização dos obstáculos enfrentados durante o processo podem ser formas bastante promissoras de aprendizado e prevenção para crises futuras.

 

5 - Invista em tecnologia

Se a sua empresa ainda funciona na base dos processos manuais ou tecnologias antigas, a crise pode ser uma boa oportunidade de renovar  a forma como ela funciona.

A cada dia se torna mais necessário, não só para a segurança, mas também para o sucesso de uma empresa, que ela acompanhe a evolução tecnológica, em busca de se manter competitiva no mercado, independente do nicho!


Pesquisar
Relacionados