Digital ou digitalizado? Entenda a diferença!


Publicado em 07-10-2021


...

Tudo bem que adivinhação não é o nosso forte, mas podemos afirmar com 99% de certeza que você já escutou alguém falando que iria e/ou precisou digitalizar um documento. Vamos em frente! Faça a pergunta que não quer calar! “Digitalizar um documento, automaticamente oferece a segurança de um documento que já nasceu no meio digital?”

Talvez você não esteja preparado(a) para essa resposta, mas nós vamos falar de uma vez só. Não! Continue lendo para entender os motivos. 

 

O que define um documento digital? 

Primeiramente, um documento verdadeiramente digital, já nasceu no ambiente digital e carrega consigo características valiosas e inconfundíveis, tais como: segurança, autenticidade, praticidade e validade jurídica. 

Trata-se de um documento eletrônico que conta com a segurança máxima da internet, proporcionada pela criptografia. 

 

Vamos entender melhor? 

Segurança

A segurança dos documentos digitais se dá, principalmente, pela criptografia. Uma sequência de números que apresenta alto grau de dificuldade para ser decifrada, tornando quase impossível o acesso de determinado documento sem que se tenha a posse da senha. 

Saiba mais sobre a segurança da criptografia em: https://blog.dnacertificadora.com/post/por-que-os-certificados-digitais-saao-taao-seguros

Validade jurídica 

Outra situação que você já deve ter vivido ou presenciado, é a necessidade de autenticação de um documento em cartório. Bem, com um certificado digital, que naturalmente valida e assegura a veracidade de um documento digital, isso não é necessário. 

Seus documentos, contratos e acordos podem ser juridicamente válidos, quando produzidos e assegurados digitalmente. 

Livre de cópias e extravios 

Além de extremamente práticos, já que inibem a necessidade de deslocamentos, os documentos digitais também não necessitam de cópias físicas e são 100% seguros contra extravios. 

São acessados apenas pelas partes autorizadas e envolvidas, proporcionando praticidade e segurança para quem opta por realizar transações e acordos de forma 100% digital. 

Sustentável 

Se você chegou até aqui, provavelmente aquela pilha de papéis no fundo da gaveta já passou pela sua cabeça algumas vezes. Documentos físicos são desnecessários, poluentes e extremamente maléficos para o planeta. 

Documentos digitais não trazem só praticidade e segurança, como também nos permitem colaborar com a preservação da natureza. 

Vale a pena digitalizar? 

É certo que sim. Apesar de não confirmar autenticidade, transformar um documento físico em digital pode ser o inicio de uma jornada muito mais prática e segura dentro e fora de uma empresa. 

Para assegurar a veracidade de um documento digitalizado (que nasce de forma física), é necessário autenticação em cartório ou a assinatura por meio de certificado digital, de todas as partes envolvidas. 

Convenhamos... É mais fácil fazer tudo de forma eletrônica, né?!

Aproveita que você já está por aqui e garanta já o seu certificado digital!


Pesquisar
Relacionados